Home » Participantes do 2º Fórum Democracia & Liberdade

Participantes do 2º Fórum Democracia & Liberdade


ROBERTO CIVITA <!  :pt  >Participantes do 2º Fórum Democracia & Liberdade<!  :  >Roberto Civita
  • Editor Chefe da Revista “VEJA”. Civita é presidente do Conselho de Administração e diretor editorial do Grupo Abril. É formado em Jornalismo e em Economia pela Wharton School, da Universidade da Pensilvânia, e tem pós-graduação em Sociologia pela Universidade de Colúmbia.
mina ahadi <!  :pt  >Participantes do 2º Fórum Democracia & Liberdade<!  :  >Mina Ahadi
  • Iraniana, desde os 14 anos esteve ligada a grupos de discussão e ativismo político. Em 1979, como estudante universitária, participou ativamente da revolução do Irã. Quando o Aiatolá, Ruhollah Khomeini, decretou o uso obrigatório do véu islâmico, Mina organizou manifestações contra o governo. É fundadora do “Comitê Internacional Contra Execução e Apedrejamento” e do “Conselho Central dos Ex-muçulmanos”.
Javier El Hage picture <!  :pt  >Participantes do 2º Fórum Democracia & Liberdade<!  :  >Javier El-Hage
  • Javier El-Hage tem mestrado em Direito Internacional pela Columbia University School of Law e pela Universidad Complutense de Madrid. Foi professor de Direito Constitucional durante dois anos na Universidad Privada de Santa Cruz – Bolívia, e professor visitante na Universidad Andina Simon Bolivar e Universidad de Aquino. Entre suas numerosas publicações jurídicas, sobre democracia e direitos humanos, El-Hage publicou o livro “International Law Limitations for the Constitutional Assembly: Democracy, Human Rights, Foreign Investment and Drug Control”. Atualmente é conselheiro geral da “The Human Rights Foundation”.
Paulo alta <!  :pt  >Participantes do 2º Fórum Democracia & Liberdade<!  :  >Paulo Uebel
  • Paulo Uebel é bacharel em ciências jurídicas e sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Ele é especialista em direito tributário, financeiro e econômico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É especialista em liderança global para a competitividade pela Georgetown University, EUA. Paulo foi presidente do Instituto de Estudos Empresariais – IEE, diretor geral do Grupo de Líderes Empresariais da região sul – LIDE SUL, conselheiro da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS e diretor da Federação das Associações Comerciais do Estado do Rio Grande do Sul – FEDERASUL. Atualmente, é diretor executivo do Instituto Millenium.
Alberto Carlos Almeida <!  :pt  >Participantes do 2º Fórum Democracia & Liberdade<!  :  >Alberto Carlos Almeida
  • Alberto Carlos Almeida é diretor do Instituto Análise e direto de planejamento da Ipsos Public Affairs. É colunista do jornal “Valor Econômico” e responsável pelo “Pulso Brasil”, pesquisa mensal sobre consumo, economia e política. Almeida é doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) e autor dos seguintes livros: “A qualidade de vida no Estado do Rio de Janeiro” (Eduff, 1997), “Presidencialismo, parlamentarismo e crise política no Brasil” (Eduff, 1998), “Como são feitas as pesquisas eleitorais e de opinião” (FGV, 2002), “Por que Lula?” (Record, 2006), “A cabeça do brasileiro” (Record, 2007), “A cabeça do eleitor” (Record, 2008) e “Dedo na ferida – menos imposto e mais consumo” (Record, 2010).
Demétrio Magnoli <!  :pt  >Participantes do 2º Fórum Democracia & Liberdade<!  :  >Demétrio Magnoli
  • É sociólogo, doutor em Geografia Humana pelo Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), integrante do Grupo de Análises de Conjuntura Internacional (Gacint) da USP, colunista dos jornais “O Estado de S. Paulo” e “O Globo” e diretor editorial do boletim “Mundo – Geografia e política internacional”. É autor de “Da guerra fria à detente” (Papirus, 1988), “O que é geopolítica?” (Brasiliense, 1991), “O novo mapa do mundo” (Polêmica, 1993), “A nova geografia” (Moderna, 1995), “O mundo contemporâneo” (Saraiva, 2004), “História das guerras” (Contexto, 2006) e “Uma gota de sangue” (2009).
rodrigo constantino 2 1 <!  :pt  >Participantes do 2º Fórum Democracia & Liberdade<!  :  >Rodrigo Constantino
  • Rodrigo Constantino atua no mercado financeiro desde 1997, e é o sócio da Graphus Capital responsável pela análise macroeconômica. É colunista do jornal “O Globo” e escreve para a coluna do gestor no jornal “Valor Econômico”. É autor de 6 livros e membro-fundador do Instituto Millenium. Foi o vencedor do Prêmio Libertas em 2009, no XXII Fórum da Liberdade. É graduado pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/RJ em Economia, e possui MBA em Finanças pelo IBMEC.
ALV 1801 <!  :pt  >Participantes do 2º Fórum Democracia & Liberdade<!  :  >André Lahoz
  • Economista e redator-chefe da revista “Exame”.
eugenio <!  :pt  >Participantes do 2º Fórum Democracia & Liberdade<!  :  >Eugênio Bucci
  • Eugênio Bucci se formou em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e em Direito também pela Universidade de São Paulo. É doutor em Ciências da Comunicação e membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta.Colabora com o jornal “O Estado de S. Paulo” e com o site “Observatório da Imprensa”, além de ser professor de jornalismo na Escola Superior de Propaganda e Marketing.
ABRAMO <!  :pt  >Participantes do 2º Fórum Democracia & Liberdade<!  :  >Cláudio Abramo
  • Cláudio Abramo é graduado em Matemática pela Universidade de São Paulo e mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é diretor executivo da Transparência Brasil, organização dedicada ao combate à corrupção e temas correlatos. Tem experiência nas áreas de surveys, estatística, modelação econômica, relações políticas, estruturas de controle do Estado. É autor/editor de “A Regra do Jogo – O jornalismo e a ética do marceneiro” (Cia. das Letras, 1984), “Corrupção: 18 contos” (Ateliê Editorial, 2001), “O Combate à corrupção nas prefeituras do Brasil” (Ateliê Editorial, 2003) e “Collaboration on anti-corruption: Norway and Brazil” (Michelsen Institute, 2008).
JONE7688sss <!  :pt  >Participantes do 2º Fórum Democracia & Liberdade<!  :  >Roberto Gazzi
  • Roberto Gazzi é diretor de desenvolvimento editorial de “O Estado de S. Paulo”. Jornalista desde 1979, iniciou carreira no extinto Jornal da República. Trabalhou no Diário do Grande ABC, Folha de S. Paulo e está no Estado desde 1990. Foi editor de Geral, editor de Cidades e editor executivo antes de se tornar editor-chefe. Ganhou diversos prêmios jornalísticos, entre eles o 1.º Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo. Foi responsável pelo projeto de Renovação Editorial do Jornal em mar/10.
Hélio Beltrão <!  :pt  >Participantes do 2º Fórum Democracia & Liberdade<!  :  >Hélio Beltrão
  • Hélio Beltrão é graduado em Finanças e possui MBA pela Columbia University de Nova York (graduação com distinção Beta Gamma Sigma). Atuou em empresas como Banco Garantia, Mídia Investimentos (private equity) e Sextante Investimentos (gestão de fundos). É fundador e membro do conselho consultivo do Instituto Millenium e fundador e presidente do Instituto Mises Brasil. Ainda é membro do conselho de administração do Grupo Ultra, da Le Lis Blanc e da Artesia Investimentos, e do conselho consultivo da Ediouro Publicações e da Lab SSJ.
Alexandre BSB <!  :pt  >Participantes do 2º Fórum Democracia & Liberdade<!  :  >Alexandre Schwartsman
  • Alexandre Schwartsman foi economista chefe para o Brasil do Banco Santander, de maio de 2008 até março de 2011. Antes, era economista chefe para a América Latina do Banco Real ABN AMRO. Foi, entre novembro de 2003 e abril de 2006, Diretor para Assuntos Internacionais do Banco Central do Brasil e membro votante do Copom. É Doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley) e, além de ter atuado como economista em várias instituições financeiras e não-financeiras no Brasil, foi professor da Universidade de São Paulo (USP), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC-SP).
Paulo Kramer <!  :pt  >Participantes do 2º Fórum Democracia & Liberdade<!  :  >Paulo Kramer
  • Paulo Kramer é analista político, professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) desde 1987, com graduação em Ciências Sociais pela UFRJ, mestre e doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Ex-bolsista de pesquisa, nos Estados Unidos, da Fulbright Commission e da Ford Foundation. Comentarista político do portal “congresso em foco” e autor de livros e artigos publicados nos principais jornais e revistas do país, bem como em periódicos acadêmicos no Brasil e no Exterior. Como consultor do Departamento Nacional do Senai, publicou um livro e duas monografias sobre sociologia das profissões industriais em co-autoria com o antropólogo Roberto DaMatta.
PRA <!  :pt  >Participantes do 2º Fórum Democracia & Liberdade<!  :  >Paulo Roberto de Almeida
  • Paulo Roberto de Almeida é mestre em Planejamento Econômico pelo Colégio dos Países em Desenvolvimento da Universidade de Estado de Antuérpia, doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Bruxelas e diplomata de carreira desde 1977. Possui diversos livros publicados, entre eles, “O Mercosul no contexto regional e internacional” (Edições Aduaneiras); “O Brasil e o multilateralismo econômico” (Livraria do Advogado); “Relações internacionais e política externa do Brasil: história e sociologia da diplomacia brasileira (UFRGS)” e “O Moderno Príncipe – Maquiavel revisitado” (Conselho Editorial).
Imagem 014 <!  :pt  >Participantes do 2º Fórum Democracia & Liberdade<!  :  >Helio Gurovitz
  • Helio Gurovitz é bacharel em ciência da computação e em jornalismo pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em hipermídia pela Universidade de Westminster, em Londres. Trabalhou nas editorias de Ciência e Exterior da Folha de S. Paulo e, entre 1996 e 2005, na revista Exame, onde foi responsável pela cobertura de tecnologia e negócios. Lançou e dirigiu a revista Negócios Exame, especializada em Nova Economia, e foi diretor do Portal Exame. É autor de “Linux – O Fenômeno do Software Livre”, lançado em 2002. Desde janeiro de 2006, é diretor de redação da revista Época, da Editora Globo, e responde pelo conteúdo editorial das revistas Época e Época São Paulo.
0096 Roberto DaMatta <!  :pt  >Participantes do 2º Fórum Democracia & Liberdade<!  :  >Roberto DaMatta
  • Roberto DaMatta foi professor do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde dirigiu o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Mestre e doutor pela Universidade de Harvard, também chefiou o Departamento de Antropologia e foi professor de Antropologia da Universidade de Notre Dame (EUA). Em 1995, começou a escrever crônicas para o Jornal da Tarde, de São Paulo, e a partir de 2001 passou a colaborar com o jornal O Estado de S. Paulo. É autor de”Carnavais, malandros e heróis e A casa & a rua”, “universo do carnaval”, “O que faz o Brasil, Brasil?”, “Relativizando”, “Torre de Babel”, “Explorações: ensaios de antropologia interpretativa”, “Conta de mentiroso, e Águias, burros e borboletas”, “Tocquevilleanas – Notícias da América e Crônicas da vida e da morte”, todos publicados pela Rocco.
0035 <!  :pt  >Participantes do 2º Fórum Democracia & Liberdade<!  :  >Jorge Maranhão
  • É publicitário, consultor, escritor, mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fundador e diretor de criação da Propaganda Professa e especialista em comunicação corporativa. É autor dos livros “A arte da publicidade” (Papirus, 1988), “Mídia e cidadania” (Topbooks, 1993) e “A voz do cidadão” (Contra Capa, 1995). Colabora com artigos de opinião sobre mídia, cidadania, arte, cultura, política e comunicação nos principais jornais do país. Produz e apresenta os boletins “A voz do cidadão” nas rádios Globo e CBN.
´Gasparian <!  :pt  >Participantes do 2º Fórum Democracia & Liberdade<!  :  >Taís Gasparian
  • Taís Gasparian é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1983) e graduada pela Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1981).Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1989). Foi Chefe de Gabinete do Ministro da Justiça (2002). Foi membro do Conselho Diretor da Associação dos Advogados de São Paulo. Integrou a Comissão Especial da Propriedade Imaterial da OAB- Secção São Paulo (2004/2006). É membro da Associação Brasileira de Direito Autoral (ABDA). Foi coordenadora do Departamento Jurídico da FUNAP – Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso, da Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo. Atua nas áreas de advocacia contenciosa e consultiva, nas áreas do direito civil, comercial e administrativo.
GOMES <!  :pt  >Participantes do 2º Fórum Democracia & Liberdade<!  :  >Ricardo Gomes
  • Ricardo Santos Gomes é advogado, especialista em Direito do Trabalho pela PUC-RS, sócio de Gomes & Takeda Advogados. É Presidente do Instituto de Estudos Empresariais, e Vice-Presidente do Instituto Liberdade.

Voltar ao Topo